II ENCONTRO BRASILEIRO DE MEDIAÇÃO EM ESPORTES EDUCATIVOS

2 encontro mediacao-com sec esporteOrganizações brasileiras e de outros países que desenvolvem experiências de projetos sociais na área do esporte educativo e inclusivo, estarão em São Luís, entre os dias 15 e 17 de maio participando do II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos.

O encontro é uma realização conjunta do Instituto Formação, o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e a Streetfootballworld, com apoio da Universidade Federal do Maranhão, GIZ, SAMSUNG e Ministério do Esporte, e tem como um dos seus principais objetivos discutir o esporte como direito e ferramenta para o desenvolvimento humano e social.

A temática ganha força no cenário nacional com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e das Olimpíadas e Paralimpíadas no Rio em 2016, eventos que serão realizados no Brasil nos próximos três anos. O debate sobre o legado a ser deixado por esses mega-eventos esportivos fica quase sempre restrito à construção de modernas arenas esportivas e aos investimentos na infraestrutura para mobilidade urbana das cidades sedes.

Entretanto, para muitas organizações brasileiras é fundamental discutir o legado social que será deixado para o país, estimulando reflexões sobre o papel desses mega-eventos para a proteção da infância e da adolescência, a garantia universal do direito ao esporte, além de pensar essa “herança” para além das cidades-sedes.

O II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos já tem a participação confirmada de representantes das seguintes organizações: ACM – RS; Beira da Linha – PB; Bola Pra Frente – RJ; Eprocad – SP; Fundação Gol de Letra – SP; Associação Estrela Sports – RJ; Projeto Karanba – RJ ; Love.fútbol Brasil – PE; Instituto Companheiros das Américas (ICA) ; Esporte Clube 2014; Instituto Promundo ; Kickfair (Alemanha); Fútbol – Chile; GIZ – Alemanha; Instituto Elo Amigo – CE; Instituto Fazer Acontecer – BA; Instituto Flora Vida – PI; Ministério do Esporte; Rede Latino Americana de Futebol de Rua – Peru; Rejupe; SERTA – PE; Streetfootballworld – Alemanha e Brasil; UNICEF; Universidade do Futebol.

 

Programação

A abertura do evento será no dia 14 de maio com a mesa “O direito ao esporte seguro e inclusivo e o legado social dos megaeventos esportivos no Brasil”, que terá a participação de representantes das instituições realizadoras do evento, do Ministério do Esporte e de redes de organizações juvenis. Ainda pela manhã uma ciranda de vozes com representantes de organizações brasileiras e da Alemanha irá tratar do tema “Esportes Educativos para o desenvolvimento Humano e Social: reverberando nossas ações.

A programação segue no início da tarde com a palestra de Rodrigo Mendes, presidente do Instituto que leva o seu nome, e de Ana Paula Soares, Diretora da Special Olympics Brasil, sobre o tema “Uma Escola para todos: a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências nas escolas através do esporte”.

Também a tarde haverá divisão de grupos temáticos para debater a “Emancipação, cidadania e proteção de crianças, adolescentes e jovens pelos esportes”. Um desses grupos irá reunir organizações não governamentais brasileiras que vem discutindo a criação de uma Rede de Futebol de Rua no país.

No fim do dia haverá um circuito demonstrativo de Atletismo em três tempos, organizado pela Incubadora de Esportes Educativos do Instituto Formação. O circuito será uma demonstração de uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto Escola de Mediação.

O segundo dia será dedicado à prática de festivais de futebol e handebol de rua, baseada na metodologia dos três tempos. Os participantes serão convidados a fazer parte dos jogos e vivenciar a metodologia, que é desenvolvida por um conjunto de organizações no mundo inteiro. Também acontecerá uma Caravana de Futebol de Rua3 com crianças atendidas pela UFMA (Departamento de Educação Física), em projetos sociais na área de esportes.

A noite, como parte da programação cultural do encontro, acontecerá o lançamento do livro Futebol – Arte – do Oiapoque ao Chuí do fotógrafo Caio Vilela, que apresenta uma série de fotos registradas de norte a sul do país com a temática do futebol

O último dia de programação irá abordar a inclusão de crianças e adolescentes, a partir da experiência do Projeto Escola de Mediação, parceria entre o Instituto Formação e o Unicef, além de possibilitar uma troca de experiências entre organizações de outros países que também desenvolvem projetos no âmbito dos esportes educativos. Ainda pela manhã será lançada uma publicação do Instituto Formação, com apoio do UNICEF – SAMSUMG, sobre mediação em esportes educativos  e a metodologia dos 3 tempos.

A programação científica do II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos será realizada no auditório do Hotel Brisa Mar, no bairro da Ponta da Areia, ficando as atividades práticas do primeiro dia (Lagoa da Jansen) e do segundo dia (UFMA), em outros espaços.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s