Proteção de crianças e adolescentes no âmbito dos Megaeventos

Valber Dias, adolescente do Projeto Beira da Linha (Escola de Mediação) – João Pessoa
foto Valber - ecoando..

O GT 3 do Encontro Brasileiro teve como temática a emancipação, cidadania e proteção de crianças, adolescentes e jovens pelos esportes – na perspectiva da proteção de crianças e adolescentes no âmbito dos Megaeventos. Foi coordenado pelo Profº. Dr Zartú Giglio Cavalcante (UFMA). Fiquei responsável por apresentar o resultado das discussões no painel do 3o dia. Segue o que escrevi.

Desde criança, o contexto cultural já é bastante presente em nossas vidas e influencia o nosso futuro.  Tudo  pode variar de acordo com a cultura de um povo, suas etnias, crenças, porém, manifestações típicas de um povo, de uma cultura sempre  irá existir, independente da região. O que também contempla esse universo da expressão cultural é o esporte e outras manifestações, como o lazer, a recreação, seja em qualquer local, espaço, clima, ou momento.

Do ponto de vista legal, é dever do poder público executar projetos que incluam crianças e adolescentes, no âmbito de recreação, ou até mesmo um esporte de alto rendimento. É papel do executivo garantir que tudo isso ocorra, e que também disponibilize espaços para que essas práticas sejam executadas, onde pode ser uma praça, uma quadra, uma escola, ou seja, qualquer espaço seguro que der para se fazer uma atividade esportiva.

Um fato importante é a inclusão social, onde em muitos casos, não existem. É inadmissível a exclusão de qualquer pessoa, independente de quem seja, a prática deve ser permitida a todos, independente do gênero ou até mesmo discriminação regional, devemos fazer o bem sem olhar a quem.

Os megaeventos irão acontecer em alguns anos no Brasil, e por isso os investimentos estão em alta, mas, será que estão sendo feito de uma maneira correta? A alta distribuição de dinheiro público em estádios, lotando os bolsos dos grandes empresários, se utilizados de outra forma, nas escolas por exemplo,  poderia  fazer uma grande revolução na educação brasileira e assim formar verdadeiros cidadãos, dotando-os de grande capacidades para fazer a diferença no futuro.

Se os eventos irão ser no Brasil, claro que alguns setores irão crescer, se desenvolver e ter um excelente retorno, mas, isso pode ser que aconteça apenas durante o evento, e o que vem depois a respeito é o legado, e o alto investimento em estádios e em grandes estruturas somente não irá resolver de maneira efetiva os verdadeiros problemas do nosso país. Esse dinheiro, se fosse investido de uma maneira correta, poderia ser bastante útil e assim, deixar um verdadeiro legado para toda a população brasileira…

Em relação às crianças e adolescentes deve ser construida uma rede de proteção para evitar que sejam utilizados como produto de turismo. Isso implica muitas ações e atitudes de todos. A criança mal tratada, que não sente que é querida, que não tem atenção, em muitos casos, sofre problemas futuros. Ela se sentindo bem, se desenvolve de uma maneira saudável, com autoestima, autoconfiança.

Ás vezes, pessoas sofrem quando adultas por maus tratos, problemas diversos que acontecem num passado bem distante. É por isso que temos que mudar nossa maneira de pensar;  será que antes de agredir, gritar, ser grosso…mal tratar o outro o melhor não seria a gente pensar um pouco e parar pra ver o que essas pessoas têm a dizer, tentar entendê-las…protegê-las enquanto são crianças,  adolescentes… Tenho  certeza que  isso iria evitar uma série de problemas em toda sua vida.

E todos nós precisamos fazer muito mais para evitar que nos megaeventos crianças e adolescentes sejam “objeto” de violência e maus tratos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s