APRENDIZAGEM GLOBAL E ESPORTES EDUCATIVOS UNEM JOVENS DE DOIS PAÍSES

Chegada no aeroporto

Esta foto ilustra a chegada de jovens e professores alemães em são Luis. Eles vêm de Wulfen e são de uma escola dessa pequena cidade alemã, que desde 2012 dialogam com jovens estudantes de São Bento, uma pequena cidade brasileira.

As malas são grandes, mas certamente nelas há espaço para muita bagagem que levarão.  Porque em intercâmbios quase não há perda, apenas ganho. Ganhamos com tudo que trocamos e experimentamos. Aprendemos com os acertos, os erros, os diferentes, os diversos, numa relação horizontal onde todos se tratam com respeito.  Mesmo na diversidade interagimos sem desigualdade.

Na Alemanha, os jovens estudaram um pouquinho de português e no Brasil os jovens também estudaram um pouquinho de alemão, de inglês e de espanhol. Eles se comunicam pelas redes sociais há um ano e continuarão a fazê-lo depois desta etapa.

Chegada no CEMP

Essa foto mostra os jovens chegando no CEMP, a escola onde os jovens brasileiros estudam. A alegria é de quem recebe e de quem chega. Esse momento de confraternização é sempre ímpar, porque cada um processa de um jeito o conhecimento novo e as lacunas que vão sendo preenchidas nessas trocas são diferentes. De cada um o vazio singular preenchido pelos pedacinhos singulares do outro.

Na troca, a liberdade do outro é um plus â nossa própria liberdade. Por isso, até mesmo compartilhar esse dia de comemoração no outro país tem um significado importante. Eu me congratulo quando você se emancipa. O 7 de setembro desfilado nas ruas de São Bento é simbólico e traz felicidade, como revela a foto abaixo.

Intercambios

A faixa traz o lema desses jovens: Educação sem fronteira! Em qualquer idade dizemos, porque acreditamos que para aprender estamos sempre prontos. E essa possibilidade de troca de sujeitos históricos dessas duas escolas foi possível porque o esporte educativo os uniu. É na parceria do Instituto Formação e Kickfair que se construiu essas possibilidades, em que os saberes de todos os lados percorrem pontes que interligam os pontos que nos ligam numa grande aprendizagem global.

Conhecer o mundo, o outro, sem fronteiras é sempre um caminho fecundo de emancipação! Que muitos outros intercâmbios ocorram e que os esportes continuem permitindo a construção de redes e de comunidades de aprendizagem.

ESPORTES EDUCATIVOS E APRENDIZAGEM GLOBAL

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s