Nucel

Nucel Cabral Miranda     Nucel - Elo amigo

DSC_0063         DSC_0012

NUCEL – NUCLEO COMUNITÁRIO DE ESPORTES E LAZER

O NUCEL é um núcleo implantado para desenvolvimento de ações de esportes educativos do Projeto Escola de Mediação.

Nesse Núcleo propomos a prática do esporte sempre com uma finalidade para além da mera brincadeira: quer seja provocar um diálogo, um encontro, uma mobilização ou demonstrar possibilidades novas, corroborar processos de paz, de convivência, etc.

O esporte praticado no NUCEL apresenta algumas características metodológicas:

1.     Tem como proposta pedagógica a inclusão das pessoas que desejam brincar e conviver em grupos mistos de meninos e meninas ou homens e mulheres, de gerações diferentes ou mesma geração, em qualquer situação de vida.

2.     As regras são construídas coletivamente, antes de cada jogo.

3.     Não existe árbitro, mas um mediador.

4.     A prática esportiva ocorre em três tempos.

Os eixos fundamentais dos processos de inclusão pelos esportes educativos, sistematizados pelo Projeto Escola de Mediação podem ser assim destacados:

  1. individualidade e coletividade
  2.  solidariedade
  3. democratização
  4. respeito à diversidade
  5. cidadania

    ESSES EIXOS PODEM SER UTILIZADOS NA ORGANIZAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DO NUCEL.

    Exemplificando:

    O NUCEL X organiza sua proposta pedagógica para ser desenvolvida ao longo de 10 meses de atividades (fevereiro a novembro).

    Distribui os temas por bimestre.

    1º bimestre

    2º bimestre

    3º bimestre

    4º bimestre

    5º bimestre
    individualidade e coletividade democratização

    respeito à diversidade

    Cidadania

    a definir pelo Núcleo

    Essas temáticas são planejadas por cada Núcleo, a partir dos processos de formação dos profissionais e jovens mediadores que trabalharão com os esportes educativos e inclusivos.

    Exemplificando:

    No primeiro bimestre serão planejadas atividades para 8 semanas, inicialmente 2 dias por semana, 2 horas por dia. O que equivale a 32 horas por bimestre de prática do esporte. 1 hora será destinada ao jogo e 1 hora aos momentos de construção de acordos e regras, e de reflexão da temática proposta. Dependendo do NUCEL esse tempo pode ser maior.

    Semana

    Manhã

    2 h 2 h 2 h 2 h 2 h 2 h 2 h 2 h

    Tarde

    2 h

    2 h 2 h 2 h 2 h 2 h 2 h 2 h

    Os três tempos estão assim divididos:

    1º tempo – Os próprios jogadores ou participantes determinam regras através de combinados. Esse papel é coordenado por um Mediador. As regras definidas pelo coletivo são transformadas em planilha a ser preenchida pelo mediador ou alguém que ele designa.

    DUAS REGRAS SÃO IMPLÍCITAS À METODOLOGIA E SÃO PONTOS DE PARTIDA PARA AS DEMAIS REGRAS DISCUTIDAS EM CADA CONTEXTO:

    1 – HOMENS E MULHERES JOGAM JUNTOS.

    2 – NA PARTIDA TODOS OS JOGADORES DEVEM TOCAR A BOLA.

    Em sua opinião, por que existem essas regras?

    2º tempo – Quando a prática em si ocorre.

    NÃO TEM NÚMERO FIXO DE JOGADORES PARA AS EQUIPES.

    PODEM TER 2, 3, 4, 5, 6 OU MAIS JOGADORES EM CADA TIME.

    3º tempo – Em que o resultado da prática esportiva é conhecido e a partida é avaliada por todos, a partir das regras definidas no primeiro tempo.

    PODE-SE APROVEITAR O 1º  OU 3º TEMPO TAMBÉM PARA APROFUNDAR ALGUMA TEMÁTICA IMPORTANTE COM O GRUPO.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s